Categoria: Homens x Mulheres


Acabei de terminar um relacionamento


Os relacionamentos amorosos começam e terminam na vida de muitas pessoas todos os dias. Enquanto no começo existe a euforia quando termina quase sempre vem com frustração discórdia, muitas vezes sobra ódio de ambos os parceiros. Como na maioria das vezes a iniciativa de terminar parte apenas de um dos parceiros, o outro inevitavelmente acha que foi abandonado, o famoso “pé na bunda” costuma doer mais em quem toma, entretanto, o fim do relacionamento amoroso causa desgaste emocional nos dois, e como é uma situação que atinge a quase todas as pessoas em algum momento é bom que estejamos mais preparados para enfrentar os desafios do pós separação.

Em geral quando a relação acaba os dois sabem, mas cabe a um dos parceiros tomar a iniciativa de por um fim no relacionamento, o problema é que aquele que não tomou a decisão de terminar imagina que ainda existia esperança e por isso se sente traído em suas expectativas. Se esse é seu caso saiba que o seu parceiro te fez um favor em terminar um relacionamento que na verdade já havia acabado e só faltava o pontapé final. A situação se agrava bastante quando um dos ex namorados descobre que o outro mal terminou o relacionamento e já está com outro.

O ideal seria que encarássemos com naturalidade o termino dos relacionamentos, mas como somos humanos e não há como isolar nossas frustrações, vamos então enfrentar de cabeça erguida. Num primeiro momento, é melhor afogar as mágoas, chorar para amenizar a angústia, procurar um ombro amigo para desabafar ajuda. Depois em um segundo momento retomar a sua vida social, priorizando as atividades prazerosas com os amigos, o trabalho também ajuda nestas horas, mas não devemos enfiar a cara apenas para fugir da realidade.

Passados os primeiros dias e já com as atividades diárias retomadas, é hora de contabilizar os ganhos e as perdas do que aconteceu de positivo e negativo no tempo em que estiveram juntos. Deve se evitar levar como uma ferida por muito tempo e não encarar como uma tragédia. O que importa agora é refletir para analisar com clareza e imparcialidade as responsabilidades de cada um na relação que fracassou. O aprendizado que cada relacionamento amoroso proporciona é o que deve ser preservado, assim como as lembranças dos bons momentos que viveram juntos.

Se ainda resta um sentimento em relação ao ex parceiro amoroso o melhor a fazer
é afastar-se, a máxima "o que os olhos não vêem o coração não sente" se aplica perfeitamente ao caso. Esquecer definitivamente alguém com quem teve um relacionamento não acontece de vez, nem de uma hora para outra, é necessário
um tempo para que consiga se acostumar. Procure imaginar que embora esteja sofrendo agora vai ser melhor para os dois no futuro, e o tempo é seu aliado.

As atitudes precipitadas devem ser evitadas por alguém que está fragilizada pelo término de um relacionamento, tentar a todo custo encontrar outra pessoa para substituir o ex parceiro apenas por auto afirmação é um erro muito comum, mas o melhor a ser feito é não se envolver emocionalmente com outra pessoa logo após a separação. Muitos acreditam que só podem esquecer um amor quando o substituírem no seu coração, contudo cometem um erro, pois cada relacionamento amoroso é diferente e não podemos repor as pessoas que amamos trocando por outras.
Terminar um relacionamento é algo que não pode ser evitado se ele não proporciona a felicidade de ambos, não devemos, contudo dar a esse episódio a dramaticidade maior do que ele de fato representa em termos de sofrimento. Às vezes a dor da perda parece ser mais forte do que podemos suportar, mas não é. Somos mais fortes que qualquer sentimento de perda, afinal fomos testados durante o nosso processo evolutivo por perdas, seja de entes queridos ou de bens materiais. A pior atitude que alguém toma após o fim do namoro é se isolar, devemos sim procurar pelas outras pessoas que nos amam e que amamos, vestir as nossas melhores roupas, participar dos eventos sociais normalmente, evitar bebidas e outras drogas a todo custo.

Passada a fase de recuperação é hora de iniciar outros relacionamentos amorosos. Evite levar traumas e medo de relações do passado para os novos relacionamentos que se iniciarem. Apague de sua memória tudo que não te trouxer boas lembranças do que passou, pois somente assim poderá começar uma nova fase da sua vida amorosa trazendo toda experiência boa que viveu e procurando não repetir algum erro que por ventura tenha cometido. Mais uma vez lembre-se você pode estar agora chorando, mas isso vai ser breve e logo logo estará sorrindo e conhecendo alguém ainda mais fascinante e seus olhos voltarão a brilhar.


Por: Claudia Lemos



Comentários

Weber lodi dos santo, em 22/08/2015 - 21:04

Muito complicado fim de um relacionamento lendo aqui tudo parece facil, mas na prática e totalmente difícil doloroso espero que todos consigam suportar e superar essa dor que rasga a garganta ...foi mais ainda quando nos dedicamos de corpo e alma após tanto do das nossas fichas nesse relacionamento, e não somos reconhecidos
   

giovanna Rocháàh, em 04/01/2015 - 22:43

Agente ficou 4 meses juntos cheios de piranha ao redor dele e ele caia ele me trocou por uma mina q agr faz ele Sofrer dps q eu li isso vou viver minha vida agr sou nova pra sofrer
   

adrielli, em 03/06/2013 - 16:22

eu namorei 10 amos,fiquei noiva longo que completou 10anos ,depois de um mes ele entrou na faculdade é me trocou por outra ,já estão falando de casamento.diz porque e evangélica e não pode namora .
   

leonardo, em 04/07/2012 - 07:06

Hoje, muitas vezes faiomcs sem saber o que fazer com a Internet, pelos atavismos e influeancias da me1quina de escrever (antigamente!) e da impressora (ate9 ontem!).Leio nos jornais de hoje que ate9 o novo chefe do Lee3o da Receita ne3o vai muito bem com essa coisa de Internet(sic).Agora mesmo, eu escrevi um comente1rio aqui e o i sem querer. Precisei reescrevea-lo e saiu tudo diferente do primeiro.Com a me1quina de escrever, eu iria na cesta de pape9is no lixo e procuraria a folha datilografada com o comente1rio, e jogada fora, e a enviaria para Vocea por correio. Dependendo da diste2ncia Vocea a receberia dentro de treas ou cinco dias.Ale9m disso, os meus escritos com contos e crf4nicas, minha veia de escritor, estariam ali, ao alcance de minhas vistas e me3os, a qualquer hora, e1 espera de uma corree7e3o ou credtica de algum amigo antes de tentar publice1-los. Mesmo que eu tivesse de descupinizar meu escritf3rio todo ano para preservar meus trabalhos e livros nas prateleiras .Estou publicando este texto em meu blog Fruie7e3o e Escrita, inspirado em sua meritf3ria e possivel tarefa de conscientizae7e3o da chegada de novos tempos para o conhecimento. Sem fronteiras, sem porteiras fedsicas ou imagine1rias, o mais breve possivel.Luiz Ramos
   

Insira seu Comentário aqui:

        Nome:    

    Mensagem:
                       

CAPTCHA

Digite as letras da imagem: