Categoria: Homens x Mulheres


O ciúme nos relacionamentos

Você tem valor? Então mostre!

É comum no dia-a-dia ouvirmos relatos de amigas que não suportam a pressão de seus namorados quando o assunto é o ciúme. Quando esse comportamento adquire uma intensidade capaz de sufocar o prazer dos relacionamentos é necessário muito jogo de cintura para lidar com tal situação, e não obstante coragem para por fim a um namoro condenado pelo excesso de ciúme.

Para a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari o ciúme pode ser encarado de forma positiva. “Como dizia o poeta, o ciúme é o tempero do amor. Todos nós gostamos de sentir que a pessoa que amamos sente algum ciúme de nós, pois entendemos isto como uma demonstração de amor, uma medida de segurança do nosso relacionamento. As pessoas pensam que a ausência do ciúme é sinal de desinteresse, o que não é verdade”, alerta.

O fato de se ter ciúmes é comum a todos as pessoas, como resultado do processo evolutivo da humanidade, o ciúme nos instiga a proteger aquilo que achamos importante para nós. Ocorre que alguns não conseguem controlar esse sentimento, sobretudo em relação aos relacionamentos amorosos, seja ele namoro ou casamento tornando a rotina de ambos stressante e não raramente insuportável.


Se o seu parceiro não suporta que você converse com outras pessoas e vigia tudo o que você faz, o primeiro a fazer é tentar aumentar a confiança dele (a). Converse abertamente, discuta o problema e mostre o quanto isso faz mal a você e ao namoro
de vocês. Procure deixar claro que essas manifestações exageradas de ciúme podem
ao invés de proteger o relacionamento acabar por afastá-los cada vez mais,
podendo significar o fim do namoro.

Se o seu namorado tem crises de ciúmes só porque outros homens olham para você, mostre a ele que você se veste assim somente para ele, que os demais apenas podem olhar e que isso não muda nada entre vocês. Da mesma forma relembre as situações mais comuns que o tiram do sério e em cada uma enfatize o fato de que está do seu lado e que o ciúme exagerado só traz prejuízos ao namoro dos dois.

Não sendo possível mudar o namorado (a) ciumento, que é o que ocorre na maioria das vezes,procure conviver com o problema de ciúme de forma discreta e evite discussões e brigas o melhor a fazer é conversar de forma amistosa . Procure não mudar tanto a sua rotina para evitar as crises de ciúmes essa atitude não vai aplacar o ciúme exagerado do seu companheiro.

Quem lida com um namorado (a) ciumento sempre tem esperanças que irá com o tempo resolver ou abrandar o ciúme do seu parceiro, mas na prática não é o que ocorre
não adianta acreditar que por causa da convivência mais próxima, o ciumento vai sossegar, o mais comum é que ocorra o contrário quando o namoro vira casamento o parceiro ciumento se sente mais confortável em aumentar o controle sobre o outro.



Comentários

, em

   

Insira seu Comentário aqui:

        Nome:    

    Mensagem:
                       

CAPTCHA

Digite as letras da imagem: